Desafios das Redes de Cooperação
As redes de cooperação são grupos de pessoas ou instituições que se ajudam trocando informações, influências e aprendizado profissional para atingirem o objetivo de serem competitivas no mercado, podem ser redes de cooperação pesquisadores que estudam um assunto, correspondências internacionais para a mídia, organizações preocupadas com questões sociais e ambientais, mas o fato de se ajudarem não significa que não competem entre si, competição existe, mas devem ter muito cuidado para não atingir o objetivo da cooperação. Para que uma rede seja sustentável ela tem que ter mais cooperação que competição, é evidente que se a competição for maior que a cooperação a rede não se sustenta.
As redes de estado são aquelas resultantes da associação de órgãos da estrutura do estado, nas diversas instâncias, com organizações não estatais devidamente autorizadas pela lei para a prestação de serviços públicos descentralizados ou terceirizados.
Desafios
Apoiar a produção de roteiros turísticos nos municípios goianos, de forma articulada e integrada, por meio da formação de redes, utilizando-se do processo metodológico criado no projeto piloto Rede de Cooperação Técnica para Roteirização e a realização de ações de fortalecimento do mercado, nos destinos escolhidos.
Desafios Específicos
-Identificar e apoiar a organização de segmentos turísticos;
-Incentivar o empreendedorismo;
-Facilitar o acesso das micro e pequenas empresas do setor no mercado turístico regional, estadual, nacional e internacional;
-Estimular a criação de novos negócios e a expansão dos que já existem;
-Ampliar e qualificar serviços e equipamentos turísticos;
-Consolidar e agregar valor aos produtos turísticos;
-Fortalecer a identidade regional e;
-Promover o desenvolvimento regional.
O turismo é uma das principais forças da economia de diversos países, que exploram seus