condutores eletricos
TRABALHO SOBRE CONDUTORES ELETRICOS
(Tipos, Características e Usos )
ALUNO: Robson Rocha Vegilato
MECATRÔNICA
CURITIBA
25/04/2014
CONDUTORES ELETRICOS
Os condutores, quanto à sua construção, são classificados em fios e cabos.
FIOS
O fio é um condutor redondo sólido único, sendo também denominado condutor rígido, e pode ser de cobre ou alumínio, e ainda nu, esmaltado (película isolante de esmalte) e isolado.
Em instalações elétricas residenciais, prediais e comerciais, o fio utilizado é o de cobre isolado.
Atualmente, há uma grande restrição à utilização de fio a maior parte das aplicações em instalações elétricas, devido principalmente ao fato de ele ser rígido.
O condutor mais indicado para esse fim é o cabo.
CABO
O cabo é o composto de vários fios nus encordoados, sendo também denominado condutor flexível, e pode ser de cobre ou alumínio, e ainda nu e isolado.
Em instalações elétricas utiliza-se o cabo de cobre isolado que, construtivamente, pode ser do tipo redondo normal ou compacto.
REDONDO NORMAL
Possui formação concêntrica e é composto de um fio longitudinal encordoado por uma ou mais coroas de fios de mesmo diâmetro em forma de espiral, garantindo-lhe ótima flexibilidade.
APLICAÇÕES: instalações elétricas residenciais, prediais e industriais e redes de distribuição aérea.
REDONDO COMPACTO
Construtivamente, é igual ao redondo normal, mas após o encordoamento, o cabo sofre compactação para reduzir os espaços vazios internos, deformando as coroas, com o objetivo de reduzir o seu diâmetro, mas perdendo um pouco em flexibilidade.
APLICAÇÕES: instalações de baixa e média tensões, com seções maiores que 10mm².
ISOLAÇÃO
A isolação tem por função isolar eletricamente condutor do meio em seu entorno e proteger o condutor durante a enfiação, que é a denominação dada à instalação do condutor dentro do eletroduto.
Para a isolação elétrica, é necessário que o material isolante tenha