DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS EM UMA CORPORAÇÃO DE PEQUENO
Percebe-se que se vive atualmente numa era que é nomeada por diversos autores como a sociedade da informação.
De acordo com Cruz (2004),
O que se coloca por detrás desta ideia é o reconhecimento da importância que o conhecimento assumiu na sociedade contemporânea, como componente essencial do desenvolvimento humano, econômico e social, sendo assim uma mola mestra da evolução da humanidade. (CRUZ, 2004, p. 86).
Discorrendo com o autor, as pessoas buscam artifícios para que as empresas possam superar os desafios que surgem, pois são através deles que se alcançarão recursos para demandas emergentes como o ajustamento às alterações, inovação, condição, atendimento ao cliente, diminuição de custos, dentre outras situações comuns no mercado.
No espaço das grandes organizações, conhecida ainda como a era do conhecimento apresenta de forma desafiadora no qual mobiliza a participação de vários subsistemas da extensão de gestão de pessoas, como: ampliação de formas viáveis de remuneração que tributem para o aumento do nível de fixação de talentos, o mapeamento e desenvolvimento de empregados aptos a atender aos objetivos estratégicos da organização, aliciação em modelos de avaliação de atuação adequados para propiciar formas sólidas de incremento pessoal e profissional, adaptação dos padrões de recrutamento além da escolha a um mercado altamente competidor na procura de pessoas qualificadas, concepção de um espaço de trabalho favorável a inovação e ao empreendedorismo, considerando o clima de trabalho aprazível.
Neste sentido, o que se pode dizer se para as grandes organizações estes são desafios ousados, e para as pequenas empresas? Com pequenas estruturas na qual a área de RH geralmente conta com um colaborador, e de que forma suas práticas são aplicadas? Que apoio a ação de gestão de pessoas pode contribuir para o desenvolvimento e sustentabilidade dessas empresas de pequeno porte?
Para responder tais levantamentos, esta pesquisa se objetivou