Modal aereo
Neste trabalho será abordado o modal de transporte aéreo que tem como finalidade o transporte de passageiros e cargas através de aeronaves, bem como avaliar seus processos logísticos em relação ao transporte de cargas. O mesmo definirá as características, vantagens e desvantagens desse modal que nasceu por meio de um inventor, que revolucionou a história da aviação no mundo. Com a globalização e a tecnologia avançada, este modal tornou-se mais utilizados nos últimos anos, pois houve a necessidade de entregar as mercadorias em prazos determinados e a distância de alguns lugares de difícil acesso.
Apesar de ser um modal pouco utilizado devido aos seus custos, ainda é muito viável para o transporte de mercadorias frágeis e perecíveis. O presente trabalho mostrará todos os processos e etapas envolvidas para o transporte de mercadorias através deste modal, incluindo um estudo de caso em uma empresa que utiliza o modal como meio de transporte.
2 HISTÓRIA DO AVIÃO
Desde os tempos mais primórdios o homem teve a vontade de poder voar. Diversos estudiosos imaginaram uma forma de poder realizar essa vontade presente nos seres humanos. Um deles foi famoso por suas obras de arte, mas Leonardo da Vinci foi também um grande inventor criando vários projetos, entre eles, alguns aeronáuticos como a hélice, o pára-quedas, adaptadores de asas ao corpo humano e uma espécie de helicóptero.
Em 23 de outubro de 1906 um brasileiro chamado Alberto Santos Dumont, realizou em Paris (França) o primeiro vôo em um aparelho mais pesado que o ar (até então existia o vôo por balões de ar quente), esse ato foi comprovado por inúmeras pessoas presente no local e pela imprensa francesa, Dumont conseguiu voar por 3 metros de altura e percorrer uma distancia de 60 metros apenas utilizando o 14bis. Para muitas pessoas (principalmente os estadunidenses) os pioneiros na aviação foram os irmãos Wright que teriam realizado essa proeza em dezembro de 1903, porem apenas com 5 testemunhas e o