modal aéreo
O TRANSPORTE AEROVIÁRIO ACONTECE NO BRASIL DESDE A DÉCADA DE 1920, EM 1927 AS EMPRESAS AÉREAS POSUIAM 13 AVIÕES QUE TRANSPORTAVAM 275 KILOS DE CORRESPONDÊNCIA E 200 KILOS DE CARGA, JÁ EM 1937 A FROTA ERA DE 66 AERONAVES QUE TRANSPORTAVA 149 MIL KILOS DE MALA POSTAL E 235 MIL KILOS DE CARGA, NÃO HAVIA AINDA UMA SEPARAÇÃO EVIDENTE ENTRE TRANSPORTE DE CARGA E DE PASSAGEIROS.
OS VOOS EXCLUSIVOS PARA TRANSPORTE DE PRODUTOS E MALA POSTAL COMEÇARAM A SURGIR APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL QUANDO DOIS AVIÕES DOWGLAS C47 DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA, PASSARAM A SEREM UTILIZADOS NAS LINHAS DO CORREIO AÉREO NACIONAL.
DA DÉCADA DE 1920 ATÉ HOJE A DEMANDA PELO TRANSPORTE AÉREO DE CARGAS AUMENTOU CONSIDERAVELMENTE, SENDO TRANSPORTADO APENAS EM 2013, 1,26 MILHÕES DE TONELADAS DE CARGAS.
AS PROJESSÕES INDICAM QUE A DEMANDA PELO MODAL AÉREO POSSA CRESCER QUASE TRÊS VEZES ATÉ 2017, ALCANSANDO A MARCA DE 3,4 MILHÕES DE TONELADAS DE MERCADORIAS TRANSPORTADAS.
ATUALMENTE NO BRASIL OS TRANSPORTES AÉREOS REPRESENTAM APENAS 0,4% DO TOTAL DE CARGAS TRANSPORTADAS ENTRE TODOS OS MODAIS UTILIZADOS. HÀ PREVISÕES DE QUE ESSE ÍNDICE CREÇA E QUE A PROPORÇÃO CHEGUE A 1% DO TOTAL EM 2025.
ESTA PEQUENA PORCENTAGEM COMPARADA AOS DEMAIS MODAIS É EXPLICADA PELAS PECULIARIDADES DESTE TIPO DE TRANSPORTE, SUA CAPACIDADE LIMITADA AO SEU VOLUME DE CARGA ALIADO A AUTOS CUSTOS COM MANUTENÇÃO E CONSUMO DE COMBUSTÍVEL FAZ COM QUE O TRANPORTE POR AERONAVE SEJA A OPÇÃO MAIS ONEROSA DE TODAS.
MAS APESAR DO CUSTO ELEVADO O MODAL OFERECE GRANDES VANTÁGENS EM SUA UTILIZAÇÃO COMO:
-MAIOR VELOCIDADE NA ENTREGA;
-MAIOR DISTÂNCIA ALCANÇADA;
-SEGURANÇA;
-PROXIMIDADE COM GRANDES CENTROS, ETC.
TUDO ISSO FAZ COM QUE O TRANSPORTE AÉREO DE CARGAS SEJA ESCOLHIDO SOMENTE EM CASOS ESPECÍFICOS, OU SEJA, CARGAS LEVES COM AUTOVALOR AGREGADO, PRODUTOS PERECÍVEIS COM NECESSIDADE DE AGILIDADE NA ENTREGA OU RECEBIMENTO E MERCADORIAS QUE NECESSITAM ROTAS ESPECÍFICAS ATINGÍVEIS SOMENTE POR TRANSPORTE AÉREO.
PARA