Modal Aéreo
EDMUNDO DOS SANTOS JUNIOR RA
9093479603
Modal Aéreo
Modal Aéreo
Trabalho desenvolvido para a disciplina Administração de Produção e Operação, apresentado à Anhanguera Educacional.
1. Introdução:
Atualmente a logística é considerada um setor de enorme potencial no que se refere ao alcance de redução de gastos e resultados positivos das companhias voltadas a produção e operação. Neste contexto, um dos caminhos a obtenção de vantagem competitiva são os inúmeros serviços modais prestados aos clientes. Entende-se que uma logística eficiente é o fator fundamental a excelência dos serviços prestados.
Levando-se em consideração nosso vasto território brasileiro, onde nosso sistema rodoviário, com rodovias e estradas em precárias condições, adicionando a ineficiência e ineficácia do intercambio nos sistemas modais, infere-se que o Transporte Aéreo entra no mercado de logística com o intuito de atuar numa área não prestada pelos outros seguimentos de modal, tendo como vantagem a rapidez, segurança e tecnologia.
A logística é uma das ferramentas de gestão moderna que no contexto atual de globalização pode ajudar as empresas a assegurar competitividade perante a abertura de novos mercados e até mesmo na formação de blocos econômicos. As informações transitam com muita rapidez nessa nova dinâmica de mercado, tornando-se assim o ambiente empresarial cada dia mais incerto e inseguro. (SILVA, 2011).
2. Desenvolvimento:
O Modal Aéreo é aquele praticado através de aeronaves, sendo ele de passageiros ou de cargas, pode ser divido em Nacional e Internacional. Todas as aeronaves possuem estruturas para transporte de bagagens e/ou cargas.
Segundo Keedi (2011), o modal aéreo é rápido e adequado para mercadorias urgentes. É um meio de transporte considerado misto já que pode conduzir pessoas e cargas ao concomitantemente.
O modal aéreo é um meio de transporte apropriado para mercadorias de alto valor agregado,