desafio profissional na administração
COMO FATOR DE COMPROMETIMENTO NA EMPRESA
Autores: Maria Auxiliadora Diniz de Sá e Claude Lemoine
Resumo
No mundo atual, onde as transformações econômicas, sociais e tecnológicas são de mais em mais frequentes, a organização tem necessidade de um patrimônio humano efetivamente disposto a contribuir com os seus objetivos. A evolução da sociedade sugere a evolução da relação indivíduo/organização. Uma noção que explica esta relação é o comprometimento. Ele representa uma via importante para o desenvolvimento tanto da empresa, na medida em que existe um esforço deliberado para melhorar a performance, quanto dos indivíduos, no que concerne ao alcance de seu projeto pessoal. Neste trabalho os autores tentam mostrar a influência do estilo de liderança sobre o comprometimento das pessoas na empresa.
Introdução
Em um estudo realizado junto à 54 médias e grandes empresas da cidade de João Pessoa e suas aglomerações, no Estado da Paraíba, constatamos, desde as primeiras séries de entrevistas, a riqueza das informações recebidas. Os comentários dos diretores, as observações diretas sobre a arrumação do espaço físico e sobre o comportamento dos empregados e dos diretores com relação a estes, e a maneira mesmo de sermos recebidos nos levaram a formular questões, depois hipóteses de trabalho.
Nós nos perguntávamos por que, por exemplo, certos diretores nos recebiam no jardim da empresa, ou mesmo vinham nos procurar na recepção, sorridentes, enquanto que outros nos deixavam por longos minutos a esperar sua benevolência antes de nos receber, ou ainda, nos enviava uma secretária que se desculpava porque seu chefe não podia nos dar audiência.
Outras questões vinham ao espírito. Por que a sala dos diretores de algumas empresas eram suntuosamente decoradas enquanto que os operários queimavam no calor dos ateliers, sob o barulho entordecedor das máquinas? E por que a sala dos diretores de outras empresas eram arrumadas numa simplicidade