Desafio profissional gestão de projetos anhanguera
RESUMO
O presente trabalho trata-se de um estudo sobre o gerenciamento de projetos e a gestão de riscos de um projeto, aplicado em um estudo de caso e baseado em um referencial teórico com o objetivo de balizar e fundamentar o assunto. Pode-se avaliar o tema abordado no assunto como de fundamental relevância uma vez que a área de projetos vem sendo cada vez mais importante dentro das empresas, e as ferramentas do gerenciamento de projetos são fundamentais para o sucesso dos mesmos e, por conseguinte, das organizações.
PALAVRAS CHAVE: Gerenciamento. Projetos. Riscos. Organizações.
1 INTRODUÇÃO
Os temas do gerenciamento de projetos, a gestão de seus processos, qualidade e riscos vêm sendo cada vez mais discutidos e disseminados no ambiente organizacional. Segundo o PMI (2011) projeto consiste em um “esforço temporário que tem a finalidade de criar um produto/serviço único”. A elaboração de um projeto em uma empresa passa por uma série de processos, que por sua vez podem ser definidos como atividades que transformam entradas (insumos) em saídas (produtos ou serviços). Um processo pode ser formado por pessoas, equipamentos, materiais, métodos e ambiente. Todavia, todo projeto possui riscos, os quais também devem passar por etapas de gerenciamento e controle, para sua eliminação, mitigação ou aceitação.
Tendo consciência que todas as organizações em si já podem ser consideradas um processo; e a importância do tema projeto dentro das mesmas, transcorreremos uma análise dos temas citados ao decorrer deste estudo.
Este trabalho está dividido do seguinte modo: em uma primeira etapa será desenvolvido o Estudo de Caso da empresa EPL, posteriormente, será feita uma descrição sobre a abordagem dos projetos dentro de uma organização e a importância da gestão de riscos nos projetos, sendo todas estas etapas embasadas no referencial teórico citado ao final do estudo.
2 O PROJETO EPL