Desafio Profissional 2 bimestre 1
Disciplinas norteadoras: Técnicas de recrutamento e seleção; Saúde e segurança do trabalho; Relações sindicais e negociações trabalhistas.
Atenção
O setor de construção civil vem enfrentando nos últimos anos diversos problemas quanto à falta de mão de obra qualificada, ocasionando a rotatividade de pessoal que, em função disso está buscando se aperfeiçoar cada dia mais para se manter no mercado. O objetivo geral da presente pesquisa é identificar as principais causas do elevado índice de rotatividade no setor, uma vez que esta gera transtornos e prejuízos para as organizações, no que diz respeito ao elevado custo com admissões e demissões e o impacto da falta e desqualificação da mão de obra hoje disponível no mercado. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva e documental realizada junto ao setor de recursos humanos de uma empresa no setor de construção civil no município de Criciúma/SC, com a participação de 50 (cinqüenta) colaboradores através da entrevista de desligamento. Para enfrentar esta dificuldade, é de grande ênfase que as organizações mantenham uma administração apropriada de recursos humanos e gestão de pessoas, pois esta possui grande contribuição na tomada de decisão do colaborador. Palavras-chave: Recursos Humanos. Departamento Pessoal. Rotatividade. Você deverá elaborar uma proposta para apresentar à organização (empresa), ao Sindicato da categoria (Construção Civil), e ao Ministério do Trabalho para solucionar o impasse de paralisação (greve) nas obras de um viaduto, após acidente de trabalho ocorrido com um colaborador.
Você foi escolhido como responsável e porta voz da organização envolvida, para solucionar a paralisação nas obras do túnel Martelli Videira, após o acidente de trabalho.
Para isso, você deverá desenvolver os passos a seguir:
Passo 1
Conforme levantamento com o Departamento de Pessoal, chegamos aos números de 50 (cinqüenta) colaboradores que se desligaram da