DESAFIO GLOBAL
~> INTRODUÇÃO:
Cerca de 3/4 da superfície de nosso planeta é ocupado por água, sendo menos de 1% dessa água própria para consumo.
A cada ano que passa, vai se tornando mais crítica a falta de água potável, tornando mais agravante em países mais pobres da África como, por exemplo, a Somália que morrem muitas pessoas por esse problema, devido a fatores climáticos, a falta de infraestrutura e recursos para abastecimento de sua população.
Temos um grande desafio pela frente, visto que diversos problemas devem ser solucionados com práticas de sustentabilidade e conscientização global para que possamos minimizar a falta de água.
~> DESENVOLVIMENTO: O problema da falta de água, começa com o grande crescimento da população humana, gerando um maior consumo deste recurso, visto que o mal planejamento do abastecimento de água gera problemas críticos em grandes centros urbanos. Podemos citar o sistema de abastecimento Cantareira em São Paulo que teve esse ano o menor índice hídrico da história. Claro, o problema do Cantareira também foi gerado por fatores climáticos entre outros.
Outro grande problema é o desperdício, tanto no abastecimento - onde grande da água é perdida antes de chegar nas casas - quanto no uso doméstico. Ainda podemos citar a falta de saneamento básico em grande parte da população, principalmente nas regiões mais pobres, gerando muitas doenças como: esquistossomose, cólera, hepatite entre outras; e evitando que essa água seja tratada corretamente para reutilizá-la.
~> CONCLUSÃO:
Portanto, é de grande importância que haja maior planejamento e programas de incentivo por parte do Governo, visando impulsionar o ato de sustentabilidade por parte da população e diminuir o desperdício dessa substância vital para vida no planeta Terra. Essa luta é de todos, para que nossas próximas gerações tenham a oportunidade de viver sem passar necessidades por falta de água.