Brasil , brics e desafios globais
BRASIL, BRICS E DESAFIOS GLOBAIS
2012 – Brasília-DF
Brasil, BRICS e desafios globais - RESUMO
Oliver Stuenkel – Professor adjunto de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas, com atuação em São Paulo. Tem graduação pela Universidade de Valência na Espanha, Mestrado em Políticas Públicas pela Kennedy School da Harvard University, onde foi McCloy Scholar, e doutorado em Ciência Política pela Universidade Duisburg-Essen, na Alemanha. Sua experiência de trabalho inclui projetos com as Nações Unidas no Brasil, a Cooperação Técnica Alemã (GTZ) nas Ilhas Fidji e a Secretaria do Mercosul em Montevidéu. Ele foi professor visitante na Universidade de São Paulo (USP), na School Of International Studies na Jawaharlal Nehru University (JNU), e professsor de colégio no interior do Rajasthan, na Índia. - Fonte: http://cpdoc.fgv.br/relacoesinternacionais/stuenkel
No texto “Brasil, BRICS e desafios globais”, Oliver Stuenkel, divide seu artigo em quatro partes para responder à uma pergunta: “Qual é o papel a ser desempenhado pelos BRIC no mundo?”, dentro de um novo cenário internacional que sucede a Guerra Fria, onde os “criadores do sistema global de hoje não serão mais os únicos no controle”.
Na primeira parte do artigo, denominado como “a busca por uma categoria”, descreve-se a gênese peculiar do conceito BRIC. Na segunda parte, “Os BRICS e os desafios globais”, elabora-se sobre as áreas nas quais os países do BRIC podem desempenhar um papel mais efetivo na área internacional. Na terceira parte, “A entrada da África do Sul” é feita uma breve análise de como a entrada da África do Sul afeta a aliança. A última parte serve de conclusão, e nela argumenta-se a importância que o BRICS pode adquirir dentro do cenário internacional, já que outras alianças tem se mostrado incapazes de fornecer bens públicos globais.
A busca por uma categoria:
Stuenkel explica, nessa parte, como