Texto mile Durkheim
Comte, tradicionalmente, deu o nome de Sociologia a essa ciência, mas Durkheim foi um dos seus grandes teóricos.
Émile Durkheim (1858 – 1917), era francês de boa família, formado em Direito e Economia, porém sua obra inteira é dedicada a Sociologia. Seu trabalho principia na reflexão e no reconhecimento da existência de uma “Consciência Coletiva”. Ele parte do princípio que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou Humano porque se tornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste.
Antes de criar propriamente o seu método sociológico, Durkheim tinha que defrontar-se com duas questões:
1 - Como ele concebia a relação entre indivíduo e sociedade?
2 - Como ele entendia o papel do método científico na explicação dos fenômenos sociais?
A sociedade (objeto) é superior ao indivíduo (sujeito). As estruturas sociais funcionam de modo independente dos indivíduos, condicionando suas ações. O TODO condiciona as PARTES.
O método científico: Intenção de fazer da sociologia uma ciência “madura”, como as ciências naturais. Entende também que: “a primeira regra [da sociologia] e a mais fundamental é considerar os fatos sociais como coisas”.
Toda a educação consiste num esforço contínuo para impor às crianças maneiras de ver, de sentir e de agir às quais elas não chegariam espontaneamente. Desde os primeiros anos de vida as crianças são forçadas a beber, comer, dormir em horas regulares; são constrangidas a terem hábitos higiênicos, a serem obedientes. A educação tem justamente por objeto formar o ser social. A pressão que sofre a todos os instantes a criança é a própria pressão do meio social tendendo a moldá-la à sua imagem.
Há um processo de aprendizagem, que Durkheim chamou de “Socialização”, a consciência coletiva seria então formada durante a nossa socialização e seria composta por tudo aquilo que habita nossas mentes e que serve para nos orientar