ATPS DE REVISTA CEIA
DANIELE TORRES PÁRRAGA-268065
GILCÉIA DE FATIMA ANDRADE G. FRIAS -267754
RAFAELA OLIVEIRA DA CRUZ -337833
Uma das atribuições mais importantes dos conselhos municipais tem sido a de cobrar orientar a elaboração do PME - política que vai reger os rumos da educação da cidade para a década seguinte, para garantir atendimento a todas as demandas do município.
O CME ( conselho municipal da educação) também atua como fiscalizador.
Nos últimos anos temos presenciado a ampliação de práticas participativas, com o envolvimento direto dos cidadãos nas ações da esfera pública, na perspectiva que as questões de interesse coletivo sejam priorizadas e atendidas. É em nível municipal que essas práticas ocorrem com maior intensidade, visto que, é nesse âmbito onde os problemas enfrentados pela sociedade podem ser melhor visualizados.
Os Conselhos Municipais são espaços primordiais para consolidação dessa participação social, como também, para reprodução e fortalecimento da cidadania. São nesses espaços que a população pode e deve lutar pela efetivação dos seus direitos, porém,essa deve ser também conhecedora de seus deveres e em conjunto com o governo local ser responsável pela gestão das políticas públicas. Uma atuação ativa dos representantes da sociedade civil nos conselhos significa exercitar a cidadania. Por meio de uma representação democrática e comprometida é possível estabelecer mudanças para transformar a realidade vivenciada por diversos segmentos sociais. efetivação da participação desses conselheiros.
Através dos CME temos percebido grandes avanços na busca de melhoria e qualidade na educação no Brasil, ainda temos muitas melhorias a serem feitas, mas não podemos ignorar que bastantes questões articuladas surtiram efeitos e estão sendo desenvolvidas nas áreas de educação em beneficio da população e de seu fortalecimento de cidadania. PRECISAMOS DE FATO SER