Desafio filosofia
Centro de Educação a Distância
Diversos Rostos da Infância
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
Pedagogia
2011
Resumo
Este artigo discute “os diversos rostos da infância” e suas respectivas formas de educação. Analisar os fundamentos histórico-filosóficos da educação infantil as concepções teóricas sobre o pensamento educacional e compreender os fundamentos do ato de ensinar-aprender. A educação Infantil teve mudanças no tratamento destinado às crianças, originando um novo perfil de educador.
Palavras-Chave: infância; educação infantil; escola.
1. Introdução
É importante analisar alguns aspectos da infância na idade média até a infância na sociedade contemporânea. Além de discutir e realizar algumas reflexões em relação à melhoria da qualidade de vida infantil.
Os significados da infância são construídos socialmente, isto significa que esses significados nem sempre foram os mesmos e as modificações ocorreram e ocorrem por determinações culturais e mudanças estruturais na sociedade.
A infância atual na escola caracteriza-se como um grande desafio da educação nacional, atingindo não somente as instituições públicas, mas também os colégios particulares.
Hoje o professor não pode ser visto como o único responsável pelo aprendizado e pela educação da criança, pois todos nós temos função de educadores.
2. A construção histórico-filosófica do conceito de infância
Na Idade Média não havia clareza em relação ao período que caracterizava a infância. Muitos se baseavam pela questão física e determinava a infância como o período que vai do nascimento dos dentes até os sete anos de idade, como mostra a citação da descrição feita por Le Grand Propriétaire (Aries, 1978). Ainda não havia o conceito de escolas. O que existia eram as salas de estudo livres,