Desafio da aprendizagem
Considere um contêiner com 3.000 caixas de roupas masculinas, femininas e infantis de Hong-kong para São Paulo.
a) Classifique para a situação de transporte acima os modais de transporte quanto ao tempo médio de transito, custo, variabilidade do tempo de transito e danos e perdas;
Os modais possíveis para o transporte são:
AÉREO: é um modal de transporte ágil e recomendado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes e encomendas urgentes.
Este tipo de modal apresenta várias vantagens, incluindo a rapidez da expedição, transporte e recebimento
Ideal para transporte de mercadorias com urgência na entrega; tem maior competitividade do exportador, pois a entrega rápida pode ser bom argumento de venda; redução de custo de embalagem, uma vez que não precisa ser tão robusta, pois a mercadoria é menos manipulada; e o seguro de transporte aéreo é mais baixo em relação ao marítimo, podendo variar de 30% a 50% na média geral, dependendo da mercadoria.
Suas desvantagens são: Frete relativamente alto em relação aos demais modais, capacidade de carga bem menor que os modais marítimo e ferroviário,
ganhando apenas do rodoviário; custo elevado da sua infra-estrutura e existência de severas restrições quanto ao transporte de artigos perigosos.
AQUAVIÁRIO: O transporte marítimo é o modal mais utilizado no comércio internacional ou longo curso refere-se ao transporte marítimo internacional.
Os portos desempenham um papel importante como elo de ligação entre os modais terrestres e marítimos. Tem uma função adicional de amortecer o impacto do fluxo de cargas no sistema viário local, através da armazenagem e da distribuição física.
Vantagens: Maior capacidade de carga; Carrega qualquer tipo de carga; Menor custo de transporte.
Desvantagens: Necessidade de transbordo nos portos; Distância dos centros de produção; Maior exigência de embalagens; Menor flexibilidade nos serviços aliados a freqüentes congestionamentos nos portos.