desafio acustico
FACULDADE DE ARQUITETURA, URBANISMO e DESIGN
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Desafio Acústico
Objetivo
O trabalho tem como objetivo propor um "Desafio Acustico". Tal Desafio consiste da escolha de um local que sofre com a questão de conforto acústica, seguida de uma análise da situação encontrada e por fim da sugestão de possíveis intervenções que venham a amenizar o problema.
O objetivo é compreender de maneira prática a questão acústica, os problemas causados pela mesma e desenvolver, através do estudo da situação problema, formas para amenizar os danos causados no local.
Analise do Local Escolhido
O local escolhido para a analise acústica, foi um dos cômodos de uma residência unifamiliar, localizada no cruzamento de duas vias de grande trafego do bairro Santa Monica da Cidade de Uberlândia. A residência se encontra entre a Av. Belarmino Cota Pacheco e a Rua Maria das Dores dias. O cômodo escolhido se trata de um quarto com área de 16m² e a janela está voltada para a Rua Maria das Dores Dias da qual é uma rua sinalizada com semáforo, o que agrava o barulho, e contém um fluxo intenso de automóveis e pessoas no período das 7h da manhã até as 23h, diminuindo um pouco seu fluxo, mas não completamente, no período da madrugada.
Por se tratar de um quarto em uma residência unifamiliar o morador que nele reside busca um local onde possa ter um momento de descanso e maior tranquilidade. Porém se depara com um local barulhento e com ruídos estressantes.
Figura 1 – Imagem do google – implantação
Figura 2 – Planta Baixa Quarto
Os ruídos podem causar efeitos tanto físicos,como psicológicos. Físicos: a perda auditiva até a surdez permanente em casos limites, dor de cabeça, dentre outros. E psicológicos: perda de concentração, perda de reflexos, irritação permanente, perturbações do sono, sensação de insegurança, dentre outras. No local escolhido, do qual seria um local calmo,