Ciências Contábeis
DESAFIO PROFISSIONAL
PORTO ALEGRE
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO Este trabalho visa apresentar um modelo de proposta para a instalação da filial de uma conceituada gravadora em um bairro de classe média de uma cidade do interior de São Paulo. Foi abordado o impacto deste empreendimento para os moradores do bairro, representados pela Associação de Moradores, nas seguintes áreas: poluição sonora, mobilidade urbana e segurança. Foram analisadas as mudanças solicitadas pelos moradores e chegou-se a uma proposta final, a qual foi apresentada em reunião com a Associação.
PASSO 1
Associação de Moradores do Bairro
Sr. Carlos Henrique, formado em Administração de Empresas, é o representante da Associação. Defende os interesses dos moradores do bairro, que são, na sua maioria, pessoas da 3ª idade, conservadoras e que prezam a tranquilidade do bairro onde residem. Deseja impedir a construção da gravadora sob a alegação de que haverá perturbação da ordem pública. Defende, de forma ferrenha, a ideia de que o bairro não necessita das melhorias decorrentes deste empreendimento, alegando que as ditas “melhorias” só serão feitas para resolver os problemas criados pela própria empresa, uma vez que hoje, estes problemas não existem.
Gravadora
Sr. Jorge Andrade, Estrategista de Negócios, é o negociador da Gravadora. Defende os interesses da Empresa. Deseja obter a liberação para a instalação da Gravadora no bairro, sob as alegações de que o progresso é inevitável e a possibilidade de poder contribuir para melhorias no bairro, desde que, com benefícios para ambos os lados.
PASSO 2
Sr. Carlos Henrique
Estilo: Confrontador
Característica: Busca da equidade
Tática: Vai trabalhar em prol do sucesso da negociação indo até a matriz da Gravadora para conhecê-la melhor, conhecer as tecnologias utilizadas e a metodologia de trabalho visando concluir que o bairro não será prejudicado nos quesitos