Origem do Partido Nazista
Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei – NSDAP
Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães
Rivalidade Alemanha X França
De 1870 a 1914, na euforia da chamada Belle Epóque – Bela Época-, o mundo experimentou um tempo de progresso econômico e tecnológico. Em um embate de fortes pretensões imperialistas, os países ricos queriam disseminar seus paradigmas aos países menos desenvolvidos, o que acabou por espalhar sérias tensões.
O descontentamento, principalmente da Alemanha, que queria aumentar seu mercado consumidor externo, pois ficou de fora da partilha de territórios entre a Inglaterra, França e outros países, ocorrida no Congresso de Berlim. Na disputa por mercados consumidores, nasceu a rivalidade, e desta, a Primeira Guerra Mundial.
Os franceses não gostavam da Alemanha devido à derrota para os alemães na Guerra Franco-Prussiana e a conseqüente perda da Alsácia e da Lorena para o país germânico. A rivalidade era estimulada ainda mais pelo descontentamento alemão por “não ganhar nenhum país” na partilha feita no Congresso de Berlim.
A Grande Guerra
Ciente de que a França partiria para a revanche contra o seu país, o chanceler alemão Bismarck decidiu isolá-la. Inicialmente, a Alemanha aliou-se ao Império Austro-Húngaro, com o qual tinha estreitos laços culturais. Posteriormente, cortejou e conseguiu aliar-se à Itália. A França, por sua vez, reagiu ao isolamento em que se encontravam fazendo um acordo militar secreto com a Rússia, país que temia o avanço alemão para o leste. Depois, foi a vez da Inglaterra -- assustada com o crescente poderio alemão -- assinar um acordo com a França e outro com a Rússia.
Assim em 1907, a Europa já se encontrava dividida em dois blocos político-militares: a Tríplice Aliança, com a Alemanha, Itália e Áustria-Hungria, e a Tríplice Entente, com a Inglaterra, França e Rússia.
Enquanto se organizavam em blocos rivais, as principais potências européias lançaram-se numa desenfreada corrida