Grupos neonazistas no brasil
Nomes:
Introdução
O nazismo no Brasil teve início ainda antes da Segunda Guerra Mundial, quando o Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores fez propaganda política no país para atrair militantes entre os membros da comunidade alemã. Embora a maioria dos teuto-brasileiros não se tenha aderido ou simpatizado com a propaganda hitlerista, o Brasil tinha a maior seção do Partido Nazista fora da Alemanha.
Propaganda nazista no Brasil
Em 1928, foi fundada em Timbó, Santa Catarina, a seção brasileira do Partido Nazista. Naquela época, viviam no Brasil cerca de 100 mil alemães natos e cerca de um milhão de descendentes. A maior parte deles vivia em comunidades isoladas no sul do Brasil que preservavam a língua e a cultura alemã. Com a ascensão de Adolf Hitler ao cargo de chanceler, na Alemanha, os teuto-brasileiros passaram a ser sediados pela propaganda feita pelo nazismo para atrair seguidores no exterior.
Embora nunca tenha havido um Partido Nazista organizado, legal ou clandestinamente no país, vários membros da comunidade teuto-brasileira foram membros da seção brasileira do Partido Nazista da Alemanha. Esta seção chegou a ter 2.822 membros e foi a maior seção do Partido Nazista alemão no exterior. Como era uma organização estrangeira, somente alemães natos podiam ser filiados e os brasileiros descendentes de alemães atuavam somente como simpatizantes.
Calcula-se que cerca de 5% dos imigrantes alemães então residentes no Brasil estiveram, em alguma época, associados ao Partido Nazista alemão. Estes nazistas residiam em 17 estados brasileiros, a maior parte deles em São Paulo. Entretanto, a esmagadora maioria dos teuto-brasileiros não se deixou seduzir pela propaganda e nunca se filiou ao nazismo.
Planos da Alemanha Nazista para o Brasil
Segundo o historiador René Gertz, no livro O Fascismo no Sul do Brasil, muitos pesquisadores da área da História afirmam em suas teses que não existem