Controladores lógicos programáveis
Para escrever os programas, existem várias linguagens que trabalham diretamente com o CLP, por exemplo, LADDER, e outras linguagens que podem ser utilizadas no desenvolvimento de programas que fazem a Interface Homem Máquina. Por exemplo, C, C++.
Os CLPs têm as seguintes características os colocam entre os melhores controladores para processos industriais:
* Podem trabalhar em ambientes com humidade, altas temperaturas, vibrações e ruídos. * Possuem interfaces para entradas e saídas já implementadas no controlador * São facilmente programáveis.
Um CLP é composto por módulos especializados; Processador, memória, módulos de entrada e saída com interfaces, dispositivos de comunicação, rack, etc. * Processador: E responsável por ler e interpretar todas as instruções do programa gravado na memória. O processador também o dispositivo que coordena processos de comunicação externa realizadas pelos módulos de comunicação, bem como comunicação entre os módulos presos ao RACK. * Fonte de Alimentação: Os módulos do CLP funcionam com uma tensão de 5V, essa tensão não e em geral fornecida por concessionarias de energia elétrica, dessa forma utilizamos esse módulo para converter a tesão fornecida (110 ou 220V) na tensão requisitada pelos módulos. * Memória: Local onde são gravados os programas e as variáveis em execução, a memória tem duas áreas reservadas para os estados das entradas e das saídas, chamadas de Matriz de Entradas e Matriz de Saídas, a cada ciclo de