Guerra e paz no oriente médio
Trabalho de história
Agosto-2012
Goiatuba- GO
COLÉGIO ESTADUAL OSÉAS BORGES GURIMARÃES
Guerra e Paz no Oriente Médio
Agosto-2012
Goiatuba- GO
Introdução
O Oriente Médio abrange terras em três continentes: Europa, África e Ásia. E inclui países como Turquia (Ásia e Europa); Egito (nordeste da África); Líbano, Síria, Israel (Oriente Próximo); Arábia Saudita (Península Arábica); Kuwait, Irã e Iraque (Golfo Pérsico). No decorrer do trabalho falaremos sobre o início, o desenvolvimento e as causas dos principais do conflito árabe-israelense, guerras no Líbano, invasão e ocupação do Iraque, guerra no Afeganistão, a luta por um Estado curdo e a expansão do fundamentalismo islâmico, a luta pela liberdade e o fim das falsas democracias (Egito e Líbia) e vamos citar também a participação da ONU em alguns conflitos ocorridos no Oriente Médio.
Desenvolvimento
O Oriente Médio está sobre uma dobra tectônica que se inicia na Mesopotâmia e se prolonga até o Golfo Pérsico. Nela, encontra-se uma magnífica reserva de petróleo, que representa 60% das reservas mundiais desse minério. Essa grande quantidade de petróleo, aliada a fatores econômicos e políticos, criou as condições para a formação, na década de 1960, da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). As elevadas rendas per capita do Kuwait e da Arábia Saudita revelam que esses países obtêm muito lucro com a venda de petróleo, entretanto, a população dos países petrolíferos é, em geral, pobre, fato que decorre da má distribuição de renda.
Conflito árabe-israelense, guerras no Líbano, invasão e ocupação do Iraque, guerra no Afeganistão, a luta por um Estado curdo, a ameaça nuclear Iraniana, e a expansão do fundamentalismo islâmico, a luta pela liberdade e o fim das falsas democracias (Egito e Líbia) tornam a região um