Ideologia Neonazista
Neonazismo no Brasil
O movimento neonazista surgiu no Brasil no início da década de 1980, em meio ao ódio local do movimento punk As duas subculturas, por sua vez, tem suas origens locais dentro do mesmo contexto socioeconômicos, marcado pelo esgotamento do "milagre econômico" do regime militar, gerando perspectivas sombrias de futuro para a juventude de então.
Existem hoje mais de uma dezena de grupos neonazistas operando no Brasil, congregando um total estimado entre dois e três mil ativistas organizados e um grande número de simpatizantes. Eles estão separados entre tudo em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espirito Santo e Distrito Federal. Há boatos que estão começando a aparecer no nordeste também.
Eles estão divididos em dois grupo: uma mais "intelectualizada" e elitizada. E outra mais agressiva, agindo de forma clandestina, composta pelos "carecas" (denominação local dos skinheads), gangues de jovens de origem proletária ou de classe média baixa que frequentemente praticam ataques a minorias, sem motivos ideológicos, somente pela simples atração pela violência.
Os grupos brasileiros frequentemente professam ideais