DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente, sem comprometer o atendimento às necessidades das gerações futuras, deve abranger não só as questões ambientais como também as sociais, econômicas, espacial e cultural.
Existe a dificuldade de se identificar o que é ou não sustentável. Dentre as ferramentas de identificação a analise de ciclo de vida foi a que mais se destacou, ressaltando a importância da avaliação dos impactos causados desde a extração à produção, utilização e posterior descarte.
CENÁRIO DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Hoje compreendemos por Construção Civil tudo o que engloba a participação de engenheiros e arquitetos civis em conjunto com profissionais de outras áreas de conhecimento que interaja com uma comunidade, cidade ou população.
A Construção Civil é a atividade humana mais impactante ao meio ambiente.
É mundialmente responsável por: 40% do consumo de energia; 16% da água utilizada ; 40% das pedras e areia utilizados e 25% da extração de madeira anualmente.
Diante do cenário atual, podemos enxergar uma série de desafios no setor de Construção Civil do Brasil. Um deles a necessidade do crescimento sustentável na construção.
Passos para uma Construção Sustentável:
Planejamento Sustentável da Obra;
Uso racional de materiais
Gestão dos resíduos na edificação;
Qualidade do ar e do ambiente interior;
Eficiência energética;
Gestão e economia da água;
Conforto termo-acústico;
Permeabilidade do solo
Integração de transporte de massa ao projeto ou uso de materiais do local.
SUSTENTABILIDADE NO CANTEIRO DE OBRAS
A fase da construção dá prosseguimento ao que foi concebido e projetado numa fase anterior. Se o edifício foi projetado de maneira sustentável, a fase de construção se tornará naturalmente sustentável também.
Alojamento com itens sustentáveis:
Madeira de reflorestamento Área de convivência dos operários construída todo com madeira de reflorestamento.