derreter isopor com acetona
Acetona;
Isopor;
2 potes para misturar;
Conta gotas;
Máscara.
Como fazer:
Já que no estado onde moramos (Roraima) e na maioria do Brasil e muito difícil de se conseguir acetona pura, que é a acetona necessária para realizar esse experimento, nos procuramos e achamos uma forma mais fácil de se conseguir a acetona que foi com a união da água raz e da acetona, enquanto você mistura os ingredientes você pode por a mascara que a união dessas substâncias gera um cheiro desagradável, e use luvas todo tempo que você for manipular a solução que com o contato com a pele pode gerar irritações ou até feridas graves ,primeiramente você pega o primeiro pote e poe ambos juntos, após você percebera que uma parte da solução decantará, então a parte mais clara, você retira essa parte com o conta gotas, e põe no outro pote a parte clara, após e só por o isopor e pronto.
Importante:
Após derreter você perceberá a presença de uma ''meleca'', essa pasta é chamada de pasta base do isopor , que é daí que será criado o isopor.
outros experimentos:
Fervendo a água na Seringa
Objetivo
Ferve água a uma temperatura menor que a do ponto de ebulição.
Ebulição é o estado em que bolhas de vapor se formam em qualquer ponto do líquido. O vapor dentro dessas bolhas exerce certa pressão na água à sua volta. Um líquido entra em ebulição à temperatura em que a sua pressão de vapor iguala-se à pressão exterior. Assim, a 100ºC a água tem pressão de vapor igual a 1 atm. Portanto, a 1 atm a água entra em ponto de ebulição a 100ºC.
Material
Seringa descartável;
Água;
Panela pequena;
Fogão ou outra fonte de aquecimento.
Procedimento:
Coloque um pouco de água na panela e aqueça até cerca de 40-50°C. Para saber se a temperatura está correta, basta observar atentamente a água e parar o aquecimento quando surgirem as primeiras bolhas de ar no fundo da panela ou utilize um termômetro; Puxe um pouco de água ( cerca de um quinto do volume as seringa)