REL TORIO DE QUIMICA 2 Questionario
a) Por que não se pode usar o aquecimento para esterilizar as garrafas de PET para que pudessem ser utilizadas várias vezes?
Como feito na experiência, a garrafa PET em contato com a água aquecida se contorce todo, mudando sua forma real. Quando aquecemos o PET com uma temperatura até cerca de 100 °C ele se transforma em um material mais flexível, essa temperatura faz com que as cadeias poliméricas consigam se mover mais. O PET derreter apenas a uma temperatura de 250 a 270 °C. Com tudo, se for utilizado aquecimento para esterilizar as garrafas PET elas mudarão totalmente sua forma
b) Por que o PET se enrolou todo? Será que todos os plásticos se comportam dessa forma?
Quando aquecemos o plástico, ele encolhe, se contorce e entorta varias vezes, até virar uma folha plana, muito menor do que era e mais espessa. Isso ocorre com todos os tipos de plásticos, alguns com uma temperatura maior e outros com uma temperatura menor. As embalagens e produtos de Plástico são moldados com o calor, na experiência podemos ver como elas se comportam em contato com o calor. Alguns tipos de plásticos se contorcem com uma temperatura mais elevada e outras com uma temperatura menor.
c) Com base na aula, como diferenciar o PET do PS?
Adicionando pedaços de PET e PS em um frasco de acetona podemos observar a diferença em eles. O PET não muda de forma enquanto o PS é solubilizado, devido a característica de o PS ser um poliestireno estendido a acetona quebra as ligações intermoleculares da matéria.
d) O que aconteceu com o isopor? O que é que sai na forma de bolhas?
Misturando acetona ao isopor, é possível liberar todo o ar quer está aprisionado dentro dele, fazendo com que sua estrutura rígida mude completamente. O isopor é um poliestireno estendido, 95% da sua estrutura é ar, isso se da porque na sua formação o polímero é dissolvido em um solvente que apresenta uma propriedade de ser muito volátil, assim então o processo de evaporação faz com que o ar seja expelido