dermatite herpetiforme
Sintomas da dermatite herpetiforme
Os sintomas da dermatite herpetiforme são:
•Pequenas vesículas surgem gradualmente nos cotovelos, nos joelhos, nas nádegas, nas região lombar e na parte posterior da cabeça, podendo formar-se na face e no pescoço;
•Coceira;
•Sensação de queimação intensa.
Causa da dermatite herpetiforme
A possível causa da dermatite herpetiforme é a intolerância ao glúten, pois esta substância ativa o sistema imune, dando origem aos sintomas da doença. As causas da doença ainda são desconhecidas.
Tratamento para dermatite herpetiforme
O tratamento para dermatite herpetiforme pode ser realizado com o uso de Sulfonas (Dapsona), e aconselha-se uma dieta isenta de glúten (trigo, centeio, cevada e aveia). A dapsona é um medicamento que traz alívio dos sintomas em 1 a 2 dias, mas na maioria dos pacientes, a doença dura muito tempo.
Dermatite herpetiforme tem cura
A dermatite herpetiforme tem cura, e ela pode ser alcançada controlando a doença celíaca
Regime Alimentar : Dieta isenta de glúten. A eliminação da ingestão do trigo, centeio, cevada, aveia e seus derivados, resulta em :
- Desaparecimento do ataque intestinal.
- Melhora da condição cutânea.
- Redução ou mesmo eliminação da necessidade de Sulfonas para controle das erupções cutâneas.
- Diminuição do risco de câncer.
Porém, não há cura. Mais pesquisas serão necessárias antes de se poder responder a todas as questões sobre as causas da Dermatite Herpetiforme e do elo existente entre as anomalias cutâneas e intestinais.
Anomalias Intestinais Associadas : A Biópsia do Intestino Delgado de um indivíduo portador da Dermatite Herpetiforme pode revelar alterações ou danos