Depress O Na Adolescencia
A depressão na adolescência não consiste apenas em maus humores e melancolia ocasional. A depressão é um problema sério com grande impacto na vida de um adolescente. Se não for tratada, a depressão poderá conduzir a problemas na escola e em casa, abuso de drogas, ódio por si mesmo e até tragédias irreversíveis como homicídios ou suicídios.Felizmente, a depressão na adolescência pode ser tratada, e como pai, professor ou amigo, há várias coisas nas quais pode ajudar.
Podem ser sinais e sintomas de depressão nos adolescentes: tristeza ou desespero; irritabilidade; raiva; hostilidade; choro frequente; isolamento; perda de interesse em actividades; mudanças nos hábitos de alimentação e de sono; falta de descanso e agitação; sentimentos de culpa; falta de entusiasmo e de motivação; fadiga ou falta de energia; dificuldades na concentração; pensamentos de morte ou suicido.
Se não tem a certeza se um adolescente está deprimido ou se se trata apenas de uma fase da adolescência, tenha em atenção a duração e gravidade dos sintomas, e nas diferenças de atitudes em relação à sua maneira de ser. Enquanto algumas “dores” são necessárias nas etapas de crescimento, grandes e dramáticas mudanças de personalidade, humor ou comportamento são sinais de um problema grave.
Os sinais de alarme incluem: falar ou fazer piadas acerca de tentativas de suicídio; dizer coisas do género “estava melhor morto”, “quem me dera desaparecer para sempre” ou “não há saída”; falar positivamente acerca da morte e romantizar a morte (“se morresse, as pessoas iriam de certeza gostar mais de mim”); escrever histórias e poemas acerca da morte ou do suicídio; ter comportamentos de risco ou ferir-se várias vezes em acidentes; dar os seus bens pessoais; dizer adeus à família e aos amigos; procurar armas, comprimidos ou outras formas de suicídio.
Concluiu-se que é preciso priorizar políticas preventivas em que o enfermeiro desenvolva atividades educativas com os