DEPRESS O NA ADOLESCENCIA
PSICOPATOLOGIA 2
RELATO DE UMA JOVEM DE 16 ANOS QUE LUTA
CONTRA A DEPRESSÃO “Fico muito triste de repente. Para aliviar essa tristeza, cortava a pele, me queimava, me mordia. Fiz isso várias vezes”.
O relato é de uma jovem de 16 anos, a caçula da família. Ela vive uma rotina difícil, com pai alcoólatra, além de mãe e irmã mais velha dependentes de drogas. No colégio, a delicada situação familiar serve de motivo para o bullying, o que a levou a se isolar na biblioteca durante o recreio. Diz não ter amigos. Passa o intervalo lendo, gosta de romances como os de John Green, mas não consegue se concentrar, e seu rendimento escolar caiu.
Segundo o psiquiatra que a atende na Santa Casa de Misericórdia do Rio, Gabriel Landsberg, conta que ela sofre de depressão e ansiedade. “- A automutilação não ocorreu para chamar atenção nem foi, de fato, uma tentativa de suicídio. É que a dor física era mais suportável do que a emocional - explica Landsberg ao falar sobre a menina. - Há muitos adolescentes sem diagnóstico porque não pedem ajuda. Os pais acham que os sinais são típicos da idade.
O QUE É A DEPRESSÃO
NA ADOLESCÊNCIA?
Até a década de 1970, acreditava-se que a depressão era exclusividade de adultos, mas, hoje, sabe-se que crianças, adolescentes e até bebês podem sofrer com a doença.
O que caracteriza os quadros depressivos nessa faixa etária é o estado de espírito persistentemente irritado, tristonho ou atormentado que compromete as relações familiares, as amizades e a performance escolar.
Ao contrário dos adultos, que têm a capacidade de procurar ajuda sozinhos, os adolescentes dependem dos pais, professores ou outros adultos para que percebam o seu sofrimento e para encaminhar a um tratamento.
QUAIS AS CAUSAS DA DEPRESSÃO
NA ADOLESCÊNCIA?
Algumas pessoas são mais suscetíveis à depressão que outras, tal como ocorre com qualquer outra doença.
A depressão resulta de uma combinação de múltiplos fatores e não de apenas uma causa.
De modo geral, as