Ficha O Q E A Sociologia
CURSO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
DISCIPLINA: Introdução à Sociologia
ALUNA: Greiciene Amorim
!
!
O QUE É SOCIOLOGIA
Carlos Benedito Martins
!
CAPÍTULO PRIMEIRO: O SURGIMENTO
Podemos entender a sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno.
(p.5)
O seu surgimento […] coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. A sua criação […] representa o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de existência […]. (p.5)
O século XVIII constitui um marco importante […] o surgimento da sociologia. As transformações econômicas, políticas e culturais[…] colocarão problemas inéditos para os homens que experimentavam as mudanças que ocorriam no ocidente europeu. A dupla revolução que este século testemunha - a industrial e a francesa - constituía os dois lados de um mesmo processo, qual seja, a instalação definitiva da sociedade capitalista. (p.5)
A revolução industrial significou algo mais do que a introdução da máquina a vapor e dos sucessivos[…] métodos produtivos. Ela representou o triunfo da indústria capitalista, […] pelo empresário capitalista que foi pouco a pouco concentrando as máquinas, as terras e as ferramentas sob o seu controle,convertendo grandes massas humanas em simples trabalhadores despossuídos. (p.5)
A utilização da máquina na produção não apenas destruiu o artesão independente, que possuía um pequeno pedaço de terra, cultivado nos seus momentos livres. Este foi também submetido á uma severa disciplina, a novas formas de conduta e de relações de trabalho, completamente diferentes das vividas anteriormente por ele. (p.6)
A transformação da atividade artesanal em manufatureira e, por último, em atividade fabril, desencadeou uma maciça emigração do campo para a cidade, assim como engajou mulheres e crianças em jornadas de trabalho de pelo menos doze horas, sem férias e feriados, ganhando