deposito compulsorio
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Bernardino de Jesus Nascimento: 1225457
Fernanda Cristina Barbella: 0920905
Kassiane:
DEPÓSITO COMPUSÓRIO
SÃO PAULO
2015
RESUMO
Este trabalho introduz deposito compulsório como politica de introdução ou retenção de moeda no mercado para impulsionar o crescimento da economia, aborda os tipos e forma de recolhimento e a taxa exigida dos bancos pelo banco central.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo entender como é realizado pelo governo a politica monetária, mais precisamente, como é a politica de recolhimento dos depósitos compulsórios no Brasil.
Deposito compulsório é uma das ferramentas usada pelo Banco Central junto às instituições financeiras com o objetivo de preservar a estabilidade financeira e aquecer a economia aumentando ou diminuindo a circulação da moeda no país.
Depósito Compulsório
Deposito compulsório é uma das ferramentas usada pelo Banco Central junto às instituições financeiras com o objetivo de preservar a estabilidade financeira e aquecer a economia aumentando ou diminuindo a circulação da moeda no país. É um depósito obrigatório feito pelos bancos comerciais junto ao Banco Central.
Quando a inflação está alta (caso que o país está vivendo hoje) o BC aumenta a taxa do compulsório a fim de reduzir a oferta de créditos concedidos pelos bancos à população diminuindo a circulação da moeda e encolhendo assim a economia. Por outro lado, quando o governo precisa aumentar a circulação da moeda para aquecer a economia cobra dos bancos uma taxa do compulsório menor permitindo que tenham mais dinheiro para aumentar a linha de créditos à população.
O dinheiro aplicado em uma instituição financeira não fica depositado no Banco Central, apenas parte do valor dos depósitos à vista e a prazo depositado na poupança pelos clientes deve ser mantida no Banco