Exercicios
1)Cenário (FICTÍCIO)
A economia está sinalizando um certo equilíbrio, pois o M1 está estável. O mercado verificou que está havendo entradas em dólares para aplicações especulativas. O índice Bovespa está subindo gradativamente e o PTAX- 800 mostrou ligeira queda, nada que significasse um alerta. Foi verificado um viés de queda no índice de desemprego e as empresa importadoras estão sinalizando um aumento de capital de giro com a valorização de suas ações. Nesta manhã a notícia nos principais meios de comunicação realçava que as taxas referenciais da Europa e EUA tinham caído ao menor patamar de sua história.
a) Qual a preocupação imediata neste cenário para a economia brasileira?
b) Qual o % que você alteraria a Taxa Selic?
c) Como política cambial, o BC poderia entrar no mercado intervindo em que modalidade de operação?
d) Como política monetária, o BC faria modificação na intervenção no mercado através do depósito compulsório?
e) Se o governo verificasse neste cenário que a soma da conta total dos Bancos em fundos de Renda fixa tinha sido elevada em 8 milhões de dólares. Qual, a política provável a ser adotada e em que viés?
R. a) Nenhuma- Exportação- Inflação b) zero c) Dependendo da variação da queda do dólar existente no mercado, entraria comprando dólares para manter a paridade inicial d) Nenhuma e) Provavelmente política monetária através do depósito compulsório, aumentando o seu % .
2)CENÁRIO : Economia extremamente aquecida. A inflação que durante 5 meses encontrava-se em um dígito é um fato passado. Há intervenções do BC quase que diariamente, pois o dólar não para de cair. O Índice Bovespa ultrapassa os 65.000 pontos.
Foi verificado um aumento de M1 na ordem de 10 milhões de dólares. Mesmo com um % alto em Depósito Compulsório, verifica-se que o saldo da conta de Fundos e