Dependência e Independência
Como exemplo, podemos citar uma pessoa que não tem recursos próprios e vive a expensas de outra. Tendo também a dependência química, sexual, tecnológica, entre outros.
Independência é a ausência de dependência, liberdade.
Como exemplo, a condição de uma pessoa ou de uma coletividade que não se submete a outra autoridade e governa por si próprio. Ou seja, a liberdade de uma nação ou de uma pessoa, como a ilusão que um adolescente tem que será livre e independente quando completar 18 anos.
1- Autonomia, segundo dicionários “Aptidão ou competência para gerir sua própria vida, alendo-se de seus próprios meios, vontades e/ou princípios.”
“Faculdade do ser humano de se autogovernar de acordo com seus padrões de conduta moral sem que haja influência de outros aspectos exteriores (sentimentos, repressões etc).” Tendo assim como exemplo a autonomia financeira e a autonomia na educação, quando uma pessoa tem a capacidade de organizar seus próprios estudos, onde ela estuda por si só.
O que é Dependência química:
É uma condição física e psicológica causada pelo consumo constante de substâncias psicoativas. Devido a constante utilização desses tipos de drogas, o corpo humano torna-se cada vez mais dependente dos mesmo, tendo como consequência sintomas que afetam o sistema nervoso. Quando o indivíduo deixa de consumir, tem a sensação de ressaca, considerado um dos principais motivos que impedem o abandono das drogas por parte dos dependentes.
A dependência varia consoante o vício e a frequência de consumo do individuo. Uma das áreas mais afetadas de um dependente químico é a psicológica, alterando bruscamente a sua maneira de viver e a sua interação com a sociedade.
A dependência química é considerada uma doença crônica, que é causada pela necessidade psicológica da pessoa de buscar o prazer e evitar sensações desagradáveis, causadas pela abstinência.
O crack é uma