Dependência química e a Sociedade
Pra falarmos sobre a dependência química primeiro precisamos falar sobre o que é uma dependência, após isso saber causa e efeitos que elas causam no ser humano. Hoje vou falar sobre algumas dessas drogas que geram dependência.
O que é Dependência Química?
A Síndrome de Dependência Química é uma doença mental crônica; é progressiva e fatal.Caso não seja detida a sua progressão,leva o portador à morte prematura, à prisão e /ou à loucura permanente.Tem como principal característica, a obsessão mental, seguida do uso compulsivo de determinada droga ou drogas .Na medida que a doença mental progride, o corpo torna-se cada vez mais dependente da droga ou drogas usadas e adoece de várias maneiras, sendo que os danos mentais/emocionais e físicos se agravam na medida que a dependência química ,ou física ,aumenta.
Para a OMS ( Organização Mundial da Saúde), droga é qualquer substância psicoativa lícita ou ilícita, que cause dependência química e /ou psíquica no usuário.Há drogas que trazem com o uso mais ou menos estigma, ou preconceitos, no entanto, droga é sempre droga.
O CID ( Código Internacional de doenças) referente à dependência das drogas mais conhecidas, são respectivamente: bebidas alcoólicas - CID f.10.2; nicotina, encontrada em cigarros de fumo em geral, tem o CID f.17.2; maconha e Haxixe tem CID f.12.2 e a cocaína ou o crack, subproduto da cocaína, tem CID f.14.2.Existem vários outros tipos de drogas; anfetaminas e metanfetaminas(drogas sintéticas-produzidas em laboratórios, com mesmo efeito da cocaína ou maconha, por exemplo), benzodiazepínicos, esteroides anabolizantes, cogumelos alucinógenos, sendo pertinente lembrar que medicamentos ansiolíticos e antidepressivos e até mesmo a morfina, usados sem controle, sem prescrição e acompanhamento médico, também causam dependência química e psíquica. A farmacodependência, inclui vários tipos de medicamentos usados sem controle.O CID f.19.2, é