Departamento pessoal
História: A expressão Departamento De Pessoal surgiu na época da Escravidão (onde quem tinha mais mandava mais, onde os senhores designavam pessoas para cuidar dos escravos a quem viam como meros equipamentos das quais extraem o máximo deles).
A partir de 1930 No governo de Getúlio Vargas, as empresas sofrem um impacto perante a legislação trabalhista, que entre outros cria:
Ministério do trabalho
Estabelece horário de trabalho
Institui a Carteira Profissional
Proteção de trabalho a mulher e o menor.
A partir daí, o chefe de pessoal deixa de ser somente um feitor e contador e passa a ter uma função também de recrutador, muito embora contratasse o primeiro interessado, tendo apenas que observar as leis vigentes.
1943 – Aprovações da CLT - Em 1943 aprovadas a CLT pelo decreto-lei nº 5452, em 1º de maio de 1943, em vigor desde 10 de novembro de 1943, Legislação esta que continua vigorando até os dias de hoje, a nossa CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).
Após a Revolução de 1964
No governo de Marechal Castelo Branco efetua uma ampla reforma na legislação trabalhista brasileira, atingindo vigorosamente os empregadores.
Havia então a necessidade só de um chefe de departamento de pessoal, mas sim de um profissional conhecedor da área capaz de orientar o empregador em face da lei, evitando gastos com indenizações adicionais.
Definições de Departamento De Pessoal
O Departamento de Pessoal é a parte operacional a área de Recursos Humanos
Além de ser um elo entre o empregador e o empregado, ainda auxilia o cliente em atender a legislação trabalhista e previdenciária, bem como sindicatos de classe e preenchimento de todos os documentos que registram a vida do empregado a serviço do empregador.
Função do Departamento De Pessoal
Para desenvolver suas atividades, a empresa precisa de pessoas.
A empresa será tão mais eficiente quanto mais eficiente forem às pessoas que a compõem.
De nada adianta a empresa dispor de