Departamento Pessoal 1
As atividades do Departamento Pessoal existem desde as épocas mais remotas, pois desde quando a humanidade inventou o trabalho, já se registrava atividades de admissão, controle e demissão do pessoal. O Departamento pessoal é constituído por três setores essenciais. O primeiro é o setor de admissão de pessoal que tem por responsabilidade o processo de integração do trabalhador na empresa, nos critérios administrativos e jurídicos e por fim efetuar o registro de acordo com as conformidades da legislação trabalhista. O segundo é o setor de manutenção de pessoal que cuida do controle de frequência, pagamento de salario e benefícios, pagamentos de taxas, impostos e contribuições, elaboração da folha de pagamento e controle de benefícios. E por fim o setor de desligamento pessoal que tem por atribuição cuidar de todo processo de desligamento e quitação do controle de trabalho, rotina de fiscalização, tem inicio a partir do desligamento do empregado e termina quando a sua efetiva quitação do contrato de trabalho.
[...] até 1930 onde não existia nenhuma organização que orientassem os trabalhadores nem estrutura de gestão de pessoas e legislação trabalhista, visto que manifestações de trabalhadores eram casos de policia. Durante os anos de 1930 entre 1945 já são caracterizados como períodos da criação de um grupo de leis que disciplinavam as relações de trabalho, sindicatos e algumas empresas com uma melhor formação jurídica. Entre 1945 e 1964 época em que o país encontra – se na busca pelo desenvolvimento econômico através dos investimentos em indústrias, marca o inicio de uma gestão profissional de pessoas. (DUTRA, 2012, PAG. 13)
Os serviços que são executados pelo departamento de pessoal ficam a cargo de escritórios de contabilidade observando-se este fato, se percebe que as rotinas do departamento de pessoal têm se ficado cada vez mais complexas, exigindo deste profissional hábil capacidade de relacionamento interpessoal e profundos