Departamentalização
Departamentalização funcional
É o tipo de departamentalização mais comumente utilizado, tendo como base as diferentes funções a serem exercidas. A divisão de uma empresa em Departamento de Produção, Departamento Comercial e Departamento Administrativo seria um exemplo da aplicação deste critério. O principal objetivo de sua adoção, é facilitar o desenvolvimento dos trabalhos, através da diferenciação técnica.
Departamentalização por clientes
Muito utilizada na área de serviços, tem como base a diferenciação da clientela atendida, visando adaptar-se às características e necessidades de cada grupo de clientes. Os bancos, por exemplo, costumam ter gerências separadas para pessoas jurídicas, pessoas físicas em geral e clientes especiais. Com a crescente conscientização sobre a necessidade de prestar aos clientes um atendimento diferenciado, este tipo de departamentalização tem sido adotada com maior freqüência.
Departamentalização por produtos
É adotada quando a linha de produtos ou serviços ofertados pela organização exige um tratamento diferenciado em termos de produção ou comercialização. É o caso, por exemplo, dos supermercados, que costumam dividir suas lojas em setores de padaria, produtos de limpeza, laticínios etc. Em alguns casos, sendo o mix de produtos muito diferenciado, são criadas empresas próprias a cada grupo. É o caso, por exemplo, de uma transportadora com atuação na área de movimentação de cargas que crie uma subsidiária para passar a