3.1 dica
A abordagem proposta foi aplicada no âmbito de um curso de graduação específico, mapeandose as percepções discentes sobre os impactos proporcionados pelo curso de graduação de Engenharia de Produção em uma determinada Universidade Federal, localizada na região Sudeste do Brasil, sobre o perfil dos egressos desse curso à luz de um determinado conjunto de critérios. Esta modelagem também mapeou as percepções dos discentes deste curso quanto ao grau de importância dos critérios considerados. É importante lembrar que no período de realização da pesquisa (segundo semestre letivo de 2008):
· A grade curricular apresentava uma previsão de conclusão em cinco anos (dez 10 semestres letivos);
· O curso contava com aproximadamente 420 alunos inscritos, desde ingressantes (alunos do 1º período) a concluintes (alunos do 10º período).
· O Departamento de Engenharia de Produção (responsável pelo oferecimento de disciplinas no âmbito do conhecimento específico do curso) contava com 20 professores.
O objetivo deste curso é "formar engenheiros com sólida base científica e profissionais gerais capacitados a identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento do trabalho e de sistemas de produção de bens e/ou serviços, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humanista, em atendimento às demandas da sociedade." PROAC-UFF (2008). No mercado de trabalho,
Compete à Engenharia de Produção o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de