DEPARTAMENTALIZAÇÃO
SISTEMAS, ORGANIZAÇÃO & MÉTODOS
DEPARTAMENTALIZAÇÃO
Introdução
Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos – humanos, financeiros, tecnológicos, materiais e equipamentos – em unidades organizacionais.
Organograma é a representação gráfica de determinados aspectos da estrutura organizacional.
Tipos de Departamentalização Departamentalização por quantidade: agrupar certo número de pessoas não diferenciáveis que, a partir dessa situação, têm a obrigação de executar tarefas sob as ordens de um superior.
Sua utilidade tem diminuído, principalmente devido aos seguintes aspectos:
O desenvolvimento da capacitação e da habilidade dos profissionais das empresas; e
Os trabalhos de equipes especializadas são mais eficientes que os baseados em número de pessoas.
Departamentalização funcional: as atividades são agrupadas de acordo com as funções da empresa, podendo ser considerado o critério de departamentalização mais usado pelas empresas.
Esse tipo de departamentalização por funções pode ser feito considerando as funções administrativas: gerência de planejamento; gerência de organização; e gerência de controle
A empresa pode ser departamentalizada por área de conhecimento: gerência de hidráulica; gerência de elétrica; e gerência de mecânica
A departamentalização é um tipo bastante racional e interessante para a empresa. Entretanto, podem surgir atritos provenientes de formação de igrejinhas, impérios ou feudos, problemas de comunicação e de entendimento, bem como excesso de burocracia na execução das atividades.
Algumas das vantagens da departamentalização são: especialização do trabalho; maior estabilidade;