Departamentalização por Função
INTRODUÇÃO A departamentalização surge à medida em que as empresas tornam-se maiores e envolvem atividades mais diversificadas; forçando-as a dividir as principais atividades e tarefas organizacionais e transformá-las em responsabilidades departamentais ou divisionais. Os diferentes tipos de departamentalização definem os critérios usados para agrupar as pessoas em unidades organizacionais, para que possam ser mais bem administradas.
O que é Departamentalização? As organizações podem ter problemas quanto à escolha de determinados tipos de departamentalização, e para evitar isso, essas organizações devem conhecer, analisar e escolher o melhor tipo de departamentalização.
Conceito: É uma forma de dividir a estrutura organizacional (diretorias, departamentos, coordenações, serviços etc). Para suprir às exigências internas e externas, cada organização desenvolve um tipo de desenho departamental. O desenho departamental constitui uma característica fundamental da estrutura de uma organização, partindo do principio da divisão do trabalho, na especialização horizontal, que consiste em escolher modalidades para obter homogeneidade nas tarefas e atividades em cada órgão, agrupando os componentes da organização em unidades organizacionais como departamentos, divisões ou equipes. Existem cinco tipos de abordagens que definem o agrupamento de departamentos e de subordinação ao longo da hierarquia.
Objetivos:
Agrupar as atividades que possuem mesma eficiência, o controle e descentralizar a autoridade e a responsabilidade.
Características: A departamentalização representa a divisão do trabalho no sentido horizontal, ou seja representa a sua variedade de tarefas. A departamentalização ocorre sempre que há a necessidade de aumentar a eficiência e a melhor qualidade de trabalho em si. Corresponde a uma especialização de atividade e conhecimentos. Se faz a custa de um maior número de órgão no mesmo nível hierárquico.