Impedancias TR
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS - DES
1 - INTRODUÇÃO
Apresentamos aqui os critérios para determinação dos valores das impedâncias de transformadores de força, visando a uniformizar tais valores nos diversos estudos realizados pela CEEE. Consideramos as impedâncias “ Z ” dos transformadores puramente reativas, de modo que omitiremos sempre a letra “ j “ que expressa a condição imaginária de qualquer valor de impedância do texto a seguir. Omitiremos também o símbolo “ % “ nos valores de impedância, uma vez que todos podem ser sempre considerados em percentagem. Os enrolamentos dos transformadores serão sempre designados pelas letras H, X e Y, da seguinte forma:
H designa o enrolamento da alta tensão (tensão superior) para qualquer tipo de transformador.
X designa o enrolamento da média tensão (tensão intermediária) para autotransformadores com enrolamento de estabilização e transformadores estrela-estrela com enrolamento de estabilização; designa o enrolamento de baixa tensão (tensão inferior) para transformadores de 2 enrolamentos.
Y designa o enrolamento da baixa tensão (tensão inferior) , sendo o próprio enrolamento de estabilização, o qual nem sempre apresenta terminais acessíveis ou utilizáveis.
Assim:
ZHX1 – é a medida com alimentação trifásica conveniente nos terminais de H com os terminais de X em curto.
ZXY1 - é a medida com alimentação trifásica conveniente nos terminais de X com os terminais de Y em curto. ZHY1 - é a medida com alimentação trifásica conveniente nos terminais de H com os terminais de Y em curto.
ZHX0 – é a medida com alimentação monofásica conveniente entre os terminais em curto de H ou X e o respectivo neutro (com os terminais de X ou H e respectivo neutro em curto, se X ou H for em estrela).
ZXY0 – é a medida com alimentação monofásica conveniente entre os terminais em