Departamentalizaçao
Conceito:
“É uma forma de fracionar, dividir a estrutura organizacional. (dividir seções, diretorias, departamentos, coordenações, serviços, dentre muitos outros processos), tendo o objetivo de agrupar as atividades que possuam uma mesma linha de ação, de forma a aumentar a eficiência, o controle e descentralizar a autoridade e a responsabilidade.”
Quando isso acontece???
Sempre que há necessidade de aumentar a pericia, a eficiência e a melhorar a qualidade de trabalho. Isso corresponde a uma especialização de atividade e de conhecimentos.
Obs: Em algumas empresas, a terminologia departamental é levada a sério e indica relações hierárquicas bem definidas, por exemplo:
Um superintendente cuida de uma divisão; um gerente, de um setor.
Porém em outras empresas a terminologia é casual, daí uma dificuldade de uma terminologia universal.
Departamentalização por base territorial
Denominada departamentalização territorial, regional ou por localização geográfica. De acordo onde o trabalho será desempenhado é feita uma recolocação das atividades em função das áreas geográficas.
Geralmente são utilizadas por grandes empresas que cobrem grandes áreas e cujos mercados são extensos. As empresas multinacionais utilizam essa estratégia para operações fora do país sede.
Quais são as Vantagens. * Facilidade de se ajustar às condições e necessidades locais ou regionais. * Organização territorial que permite uma melhor avaliação de lucro, desempenho, produto, dentre outros. * Encoraja os executivos a pensarem em termos de sucesso do território. * Indicada para empresas de varejo, desde que certas funções como compras e ou finanças sejam centralizadas. * Flexibilidade nas tomadas de ações por gerentes regionais que podem acompanhar as variações regionais, sem problemas.
Desvantagens.
* O enfoque territorial da organização deixa em segundo plano o planejamento, execução ou controle como um todo, dado ao grau de liberdade