Deontologia Do Pasto Ao Consumo
É importante o consumidor conhecer todo o percurso da carne que consome, para evitar principalmente sofrimento desnecessários aos animais
Tudo começa na fazenda, o proprietário investe 02 anos em medicações, vacinas, alimentos. Quando o animal atinge em média 400 kg, pode ser enviado ao frigorifico.
Da fazenda partem caminhões que podem percorrer de 20 a 700 quilômetros. No percurso motoristas precisam ter cautela e ser preparados, pois animais estressados modificam o ph da carne, além de quedas e hematomas.
No frigorifico o animal espera 24 horas antes do abate, podendo causar um período estressante, o que é preciso um bom manejo para evitar.
Chegado o momento, o animal é levado para a sala de insensibilização, onde são atingidos na região frontal do crânio, com uma pistola pneumática, após é levado para sangria, onde perde os sinais vitais e a morte ocorre de fato.
Tempo máximo do atordoamento até a sangria é de 2 min.
Após o frigorifico a carne vai ser vendida para supermercados, açougues...
Todo consumidor deveria procurar saber se a carne é certificada, para garantir se não gerou sofrimento animal e evitar abates clandestinos que atinge 40 % no Brasil.
Uma curiosidade: o Brasil deixa de arrecadar milhões, quando exporta os bovinos vivos, ao invés de exportar a carne congelada e o couro processado. Além de expor os animais em ambientes impróprios, superlotação com animais estranhos, mudanças de temperatura e sendo conduzidos por bastões elétricos. Pode-se levar do sofrimento a morte.
Referências: http://manejoracional.blogspot.com.br/ http://pt.slideshare.net/Samiravet/abate-bovinos-aula-1