Denuncias, mazelas: realidades sociais
SECRETARIA DO ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO-UNEMAT
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PONTES E LACERDA
INSTITUTO DE LINGUAGEM E ZOOTECNIA
DEPARTAMENTO DE LETRAS
DISCIPLINA: LITERATURA BRASILEIRA III
Denuncias, mazelas: realidades sociais
PONTES E LACERDA – MATO GROSSO JULHO DE 2013
Denuncias, mazelas: realidades sociais
Neste texto, abordaremos quatro grandes obras da literatura brasileira no período pós moderno, começaremos pelo conjunto de poemas de “A Rosa do Povo” Carlos Drummond de Andrade (1945), também falaremos de “Vidas secas”(1976) e “ São Bernardo”(1986) de Graciliano Ramos e por ultimo, Fazenda Modelo (1974) de Chico Buarque de Holanda. Buscamos compreender, a importância de cada obra dentro do contexto históricos referente a época e o que ocorria ou até mesmo o que essas obras gostariam de nos comunicar sobre a situação histórica da época.
POEMA ESCRITO NA NOITE
O livro de poemas, A Rosa do Povo Carlos Drummond de Andrade, (1945), escrito durante a II Guerra Mundial, uma poesia marcada pelo momento histórico em que dentro da obra destacamos um poema em especial “Anoitecer”. Desse modo, falaremos no decorrer desse ensaio voltado para esse poema.
A obra de Drummond, ao remeter em seu contexto o momento histórico, o autor mostra as apreensões sociais que são reinantes e habituadas em muitos de seus poemas, através da consciência filosófica e religiosa e do modo pessoal de ser do autor Carlos Drummond. Dessa forma, o livro, que é composto de cinquenta e cinco poemas "A Rosa do Povo", mostra que o próprio título do poema já traz uma simbologia: uma rosa nasce para o povo, será a poesia para o coletivo? Isto é, neste caso muito característico do autor Carlos Drummond de Andrade, olhar a coletividade e a grande preocupação em transparecer o social as questões ideológicas ou humanas, aos sofrimentos ou à dor na cidade ou no campo, escreveu nesse livro sua indignação e