História da Ética (c/ questões elaboradas)
(CAMPOS, Michele; GREIK, Mich; VALE, Tacyanne do. História da Ética)
A ética é a ciência do dever, da obrigatoriedade é a ciência que rege toda a conduta humana. Mas o que é ética? Nada mais é do que uma “consciência moral”, o que faz você distinguir certo e errado, o que te faz avaliar suas próprias ações. Podemos também defini- la como conjunto de regras, princípios e maneiras.
A ética esta ligada a filosofia, pois nunca poderá deixar de ter como fundamento a concepção filosófica do homem que nos dá uma visão total deste como ser social, histórico e criador. Ela define a “filosofia das coisas do homem”, e com a Política constitui o âmbito das realidades que podem ser diferentemente do que são, reinos da contingência e não da necessidade. A ciência política não somente deve conhecer o bem, mas deve realizá-lo. No campo da ética, a razão intervem para definir regras de conduta, mas através de um procedimento muito diferente do dedutivo, próprio das ciências teoréticas.
Na antiguidade a ética era uma maneira de educar o sujeito moral (seu caráter) no intuito de propiciar a harmonia entre o mesmo e os valores coletivos, sendo ambos virtuosos. A ética moderna traz a tona o conceito de que os seres humanos devem ser tratados sempre como um fim da ação e nunca como meio para alcançar seus interesses.
Na atualidade a ética se fundiu em duas correntes de pensamentos: A Ética Praxista em que o homem tem a capacidade de julgar, ele não é totalmente determinado pelas leis da natureza, nem possui uma consciência totalmente livre. O homem tem uma coresponsabilidade frente as suas ações. Com raízes na apropriação de coisas e espaços, na propriedade, a Ética Pragmática tem como desafio à alteridade (misericórdia, responsabilização, solidariedade), para transformar o Ter, o Saber e o Poder em recursos éticos para a solidariedade, contribuindo para a igualdade entre os homens:
“distribuição equitativa dos bens materiais, culturais e