História do fotodocumentarismo
Curso de Comunicação Social
Habilitação em Fotografia
A Fotografia na História da Comunicação
João Morais
Lucas Valério Fernandes
Orientador: Prof. Ms. Marcos Araújo
Olinda
Agosto/2014
Resumo
Esse trabalho apresenta nossa pesquisa para a diciplina História da Comunicação, ministrada pelo Prof. Ms. Marcos Araújo, com o objetivo de apresentar a história da fotografia documental e apresentar seus principais contribuidores. Falando sobre os trabalhos pioneiros de John Thomson, Jacob Riis e Lewis Hine chegamos ao entendimento de como surgiu o fotodocumentarismo de denúncia social. P alavraschaves: fotodocumentarismo, Jacob Riis, Lewis Hine.
1 Origens do fotodocumentarismo N o século XIX paralelo ao fotojornalismo, surgiu a fotografia documental que
escolhia e planejava préviamente o tema a ser abordado e utilizava narrativas fotográficas para contar histórias. No entanto, esse segmento fotográfico não teve o mesmo destaque pela imprensa da época que o fotojornalismo, que estava focado na fotografia de guerra.
Com menos interesse e direcionamento editorial, muitos trabalhos fotodocumentais de etnografia, antropologia ou de transformação social não foram publicados na mídia e devido a isso, não chegaram ao conhecimento da população. Os primeiros indícios de fotodocumentarismo são as fotografias de viagens e de curiosidades etnográficas na documentação da conquista do Oeste, nos EUA.
Uma das características do fotodocumentário é oferecer um produto mais elaborado.
Formado por um conjunto de fotografias, acompanhado ou não de textos explicativos, o fotodocumentarismo demanda esforços de planejamento e produção, que podem delongar anos para a sua conclusão. O fotodocumentarismo de denúncia social retrata