15 Cenas de de Brasis
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA ALEXANDRO LIMA; CLÉBER ARAGÃO; EUNICE SENA; DIEGO RODRIGUES;
MARIA CONCEIÇÃO SANTANA; VALDEBERTO DOS SANTOS.
OS CEM MELHORES CONTOS BRASILEIROS DO SÉCULO
CONCEIÇÃO DO COITÉ
2014
CLÉBER ARAGÃO; EUNICE SENA; DIEGO RODRIGUES; MARIA CONCEIÇÃO SANTANA; VALDEBERTO DOS SANTOS.
OS CEM MELHORES CONTOS BRASILEIROS DO SÉCULO
Resenha apresentada à professora Dra. Ivana Borges como requisito parcial para avaliação do componente Seminário Interdisciplinar de Pesquisa II, do curso de Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas - Licenciatura da Universidade do Estado da Bahia - UNEB campus XIV.
CONCEIÇÃO DO COITÉ
2014
BONASSI, Fernando. 15 Cenas de descobrimento de Brasis. In: MORICONI, Ítalo (Org.). Os Cem melhores contos brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
Fernando Bonassi é um escritor, roteirista, dramaturgo e cineasta brasileiro. Nasceu em São Paulo em 1962, no bairro da Mooca. Formado em cinema pela USP, tem se destacado pela narrativa versátil, transitando pela literatura e pelo audiovisual com a mesma fluidez. Escreveu diversos livros dentre eles, literatura adulta: Corpos: Contos Eróticos, participação em antologia; Passaporte; O Amor é uma Dor Feliz; Entre vida e morte - Casos de Polícia; Literatura infanto-juvenil: A incrível História de Naldinho (um Bandidão ou um Anjinho); O menino que se trancou na geladeira; Tá louco; dentre outros. Além de escritor, roteirista e dramaturgo, Bonassi também atua como colunista do jornal Folha de S. Paulo desde 1997. Atualmente, integra o quadro de contratados da Rede Globo, onde desenvolve projetos em parceria com Marçal Aquino. Ganhou diversos prêmios a exemplo do Seu curta-metragem, O Trabalho dos Homens, recebeu os seguintes prêmios: melhor roteiro no Festival de Cinema do Ceará e no Rio Cine Festival, além dos prêmios de melhor roteiro, melhor direção e melhor filme no Festival de Gramado.
Esta resenha de abordagem sucinta