Densidades
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS-ICET
ENGENHARIA QUÍMICA
Jéssica Haas Ost
Rui Schneider
determinação de massa específica de um sólido
Química Experimental
Profa. Tatiana de Oliveira Magalhães
Novo Hamburgo, Setembro, 2012.
Sumário
Sumário 2
Lista de Tabelas 3
1. INTRODUÇÃO 4
2. MATERIAIS E MÉTODOS 5
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES 6
4. CONCLUSÕES 7
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
Lista de Tabelas Tabela 3.1 Resultados obtidos no 1° conjunto de amostras 68
Tabela 3.2 Resultados obtidos no 2° conjunto de amostras. 8
Tabela 3.3 Grafico com a relação massa x volume do dois conjuntos de amostra 10 INTRODUÇÃO
A seguinte determinação visa propor uma técnica para investigar a relação massa-volume de um sólido, visando sua identificação. A densidade absoluta ou massa específica é uma característica própria de cada material, por isso é classificada como sendo uma propriedade específica.
Em geral, a densidade dos sólidos é maior que a dos líquidos e esta, por sua vez, é maior que a dos gases. Esta grandeza é medida em gramas por centímetros cúbicos, e é obtida dividindo-se a massa de uma amostra da substância pelo seu volume.
Os sólidos são materiais que contém uma consistência muito alta o que resulta em grande quantidade de massa em um pequeno volume, porque suas moléculas se encontram muito unidas umas as outras.
Para obter-se o volume de um sólido podemos medir sua massa facilmente com uma balança, e seu volume pode ser calculado, se este for regular, medindo-se e multiplicando-se a sua: largura (l), comprimento (c) e altura (h). Já o volume de objetos irregulares, como por exemplo, um pedaço de metal, pode ser medido colocando-o em uma proveta com água; o volume de água deslocada é igual o volume do objeto irregular.
MATERIAIS E MÉTODOS
Primeiramente foram escolhidos dois conjuntos de amostras. Foram realizadas duas medidas da massa da amostra e anotadas na tabela de dados. Então se