DENSIDADE
Calcular a densidade dos metais e liquidos trabalhados em função da massa e volume obtidos.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA São inúmeras as relações existentes entre os corpos na Terra. Para podermos compreendê-los, os conteúdos foram subdivididos em vários ramos da ciência. Trataremos agora da físico-química, por relacionar propriedades físicas e químicas da matéria, e que tem seu estudo relacionado desde escalas moleculares até observações de fenômenos macroscópicos.
A Físico-Química utiliza a matemática para a construção de suas bases teóricas, mostrando as relações físicas com as substâncias químicas através de cálculos efetuados, para confirmação dos dados experimentais. Sua importância é fundamental por que ela fornece todas as ferramentas necessárias para realização dos experimentos. Os quais são estudados na química analítica, que é totalmente dependente dos aspectos físicos e químicos para obtenção de sucesso, tanto na análise clássica quanto a instrumental, utilizando métodos precisos na determinação dos compostos.
Um dos aspectos mais importantes da química analítica é que se deve afastar qualquer tipo de erro ou interferência que possa ocorrer, para isso, temos que levar em consideração as propriedades físicas das substâncias estudadas. Essas propriedades físicas são divididas em dois ramos: intensivas ou extensivas.
As propriedades intensivas são aquelas que não dependem da massa da amostra. A densidade é outra propriedade intensiva. Por exemplo, a densidade de um cubo de gelo e de um iceberg é a mesma, que é menor que a da água. Por isso, tanto um cubo de gelo como um iceberg flutuam sobre a água. Ao passo que as propriedades extensivas são aquelas que dependem da massa da amostra. O volume é um exemplo de propriedade extensiva, pois a massa de 1 kg de algodão ocupará um volume muito maior do que a massa de 1 g desse mesmo material, também a energia liberada em combustões também é extensiva, pois a energia liberada