DENSIDADE
INTRODUÇÃO
A densidade é uma propriedade específica de cada material que serve para caracterizar uma substância. Essa grandeza pode ser expressa como sendo a relação entre a sua massa e o seu volume, seja sólido, liquido ou gasoso. A equação é representada como:
Como a densidade é uma propriedade de um sistema que não depende da quantidade de massa da amostra para uma determinada substância, a relação da massa pelo volume é sempre a mesma. A unidade de densidade no SI (Sistema Internacional de unidades) é o quilograma por metro cúbico (kg/m3), embora a densidade dos sólidos e líquidos serem comumente expressa em grama por centímetro cúbico (g/cm3) ou o grama por mililitro
(g/mL).
O método de medição de densidade absoluta utilizando o picnômetro consiste na determinação de massa e volume de substâncias líquidas e sólidas. O picnômetro é um recipiente de vidro com tampa esmerilhada, vazada por tubo capilar, que permite seu completo enchimento com líquidos. A capacidade volumétrica do instrumento é determinada pela pesagem de um líquido tomado como padrão de densidade na temperatura de operação.
OBJETIVO
A prática em laboratório tem como objetivo determinar a densidade de cada amostra, utilizando o picnômetro e a proveta.
1.0. MATERIAIS E MÉTODOS
Picnômetro / Termômetro;
Balança de Precisão;
Béquer;
Prego;
Chumbo;
Alumínio;
Cobre;
Álcool Etanol;
Papel Poroso;
Proveta Graduada;
Água.
1.1. Densidade dos líquidos
Em um béquer de 250 mL limpo, coloca-se aproximadamente, 150mL de água. Após um determinado tempo (até atingir o equilíbrio térmico à temperatura ambiente) , com o auxílio de um termômetro de mercúrio, mediu-se a temperatura da água.
Completou-se o picnômetro com água do béquer, em seguida, tampou-a de maneira que o excesso de água escorreu pelo capilar. Foi verificado se havia presença de bolhas de ar aprisionadas no interior do picnômetro, para que