Densidade
RELATÓRIO – 01/2013
Experimento 1
Determinação da densidade de sólidos e líquidos.
NOMES:
Anelise Cristina Mestrinier RA:004201200621
Marcela Karoline de Souza RA:004201200336
15/02/2013
Resumo
Todos os experimentos propostos foram executados sem grande dificuldade, os resultados encontrados encontram-se dentro do limite padrão comparado como referência. Foram utilizadas várias formas de procedimentos que possibilitou a aprendizagem pratica da obtenção da densidade em líquidos e sólidos.
Introdução
A densidade existe para determinas a quantidade que existe de determinada substancia. A mesma é a relação entre a massa e o volume de determinado material seja ele solido, liquido ou gasoso. A formula geral da densidade é descrita abaixo:
Ilustraçao 1
As unidades mais utilizadas é o grama por centímetro cúbico (g/cm3) ou o grama por mililitro (g/mL). Para gases, costuma ser expressa em gramas por litro (g/L).
Conforme pode-se verificar a densidade é inversamente proporcional ao volume isso significa que quando menos o volume ocupado por determinada massa, maior a densidade.
Para a determinação da densidade de sólidos primeiramente é pesada a massa do solido em questão e então o mesmo é mergulhado em uma proveta com volume de água pré estabelecido e anotado, após a inclusão do solido é verificado o valor do volume deslocado, é feita a subtração do valor encontrado como o valor anteriormente anotado, sendo assim se tem o volume que o solido desloco e a massa. Fazendo a divisão da massa pelo volume se tem a densidade.
Para calcular densidade de um liquido, a massa é igual ao peso do picnometro cheio com o liquido subtraído a massa do picnometro vazio dividido pelo valor da capacidade total de volume do picnometro.
Objetivo
O experimento realizado visa calcular a densidade de materiais sólidos, líquido